A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS (TDIC)

no contexto da sala de aula

Palavras-chave: Tecnologias; Professores; Inclusão, Inovação. Formação continuada.

Resumo

A proposta de este trabalho nasce através de discussões e aprendizagens na disciplina de Perspectiva da Pesquisa em Educação Matemática I do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Matemática, como propósito refletir sobre a formação continuada de professores de matemática e o uso das tecnologias digitais de Informação e Comunicação (TDIC) dentro da sala de aula no desenvolvimento das práticas pedagógicas, e que hoje ultrapassa as fronteiras nacionais devido ao fenômeno da educação a distância modalidade utilizada no uso das tecnologias educacionais. Trata-se de um processo amplo que vem afetando de forma direta e indireta, todos os sistemas de ensino de educação contemporâneos como parte do fenômeno da globalização (no uso de tecnologias e fatores econômicos que interferem no processo educacional), ocorre em cada país em América Latina em ritmo e formas diversas de implementar as políticas educacionais, em decorrência das necessidades culturais, econômicas, sociais e políticas dos países. O estudo buscou investigar as questões legais de normatização e inserção das tecnologias digitais no aperfeiçoamento da ação docente e na formação continuada dos professores dentro da sala de aula. Destacando o uso das tecnologias digitais (usando ferramentas computacionais dentro da sala de aula que facilitam e motivam as práticas educativas) na formação de professores que trabalham os conceitos matemáticos iniciais com alunos da educação básica, posteriormente se analisou o uso das tecnologias digitais e educacionais, como forma de  facilitar a inclusão dos estudantes no nível de ensino aprendizagem, principalmente através das tecnologias assistivas e, por fim, de ampliar novas discussões do uso recursos digitais para a formação dos professores no contexto de trabalho e serviço no âmbito escolar que determina um novo desenho educacional, facilitando e instrumentalizando e qualificando o educador para os novos desafios na era da expansão tecnológica no mundo contemporâneo.

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Biografia do Autor

João Padilha Moreira, Faculdade Alcides Maya

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - ULBRA - 2017-1, especialista em formação de professores (QI-2013), especialista em gestão da tecnologia da informação, pelo Curso de Ciência da Computação (UNICRUZ-2006), Comunicólogo (UNICRUZ-2005). 

Mario Oscar Steffen, Alcides Maya

Autor

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Publicado
2019-06-03
Como Citar
Chamorro Vergara, L., Moreira, J. P., & Mario Oscar Steffen. (2019). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS (TDIC). REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYA, 1(1), 1-13. Recuperado de https://raam.alcidesmaya.edu.br/index.php/RAAM/article/view/1