A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS (TDIC)
no contexto da sala de aula
Resumo
A proposta de este trabalho nasce através de discussões e aprendizagens na disciplina de Perspectiva da Pesquisa em Educação Matemática I do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Matemática, como propósito refletir sobre a formação continuada de professores de matemática e o uso das tecnologias digitais de Informação e Comunicação (TDIC) dentro da sala de aula no desenvolvimento das práticas pedagógicas, e que hoje ultrapassa as fronteiras nacionais devido ao fenômeno da educação a distância modalidade utilizada no uso das tecnologias educacionais. Trata-se de um processo amplo que vem afetando de forma direta e indireta, todos os sistemas de ensino de educação contemporâneos como parte do fenômeno da globalização (no uso de tecnologias e fatores econômicos que interferem no processo educacional), ocorre em cada país em América Latina em ritmo e formas diversas de implementar as políticas educacionais, em decorrência das necessidades culturais, econômicas, sociais e políticas dos países. O estudo buscou investigar as questões legais de normatização e inserção das tecnologias digitais no aperfeiçoamento da ação docente e na formação continuada dos professores dentro da sala de aula. Destacando o uso das tecnologias digitais (usando ferramentas computacionais dentro da sala de aula que facilitam e motivam as práticas educativas) na formação de professores que trabalham os conceitos matemáticos iniciais com alunos da educação básica, posteriormente se analisou o uso das tecnologias digitais e educacionais, como forma de facilitar a inclusão dos estudantes no nível de ensino aprendizagem, principalmente através das tecnologias assistivas e, por fim, de ampliar novas discussões do uso recursos digitais para a formação dos professores no contexto de trabalho e serviço no âmbito escolar que determina um novo desenho educacional, facilitando e instrumentalizando e qualificando o educador para os novos desafios na era da expansão tecnológica no mundo contemporâneo.
Downloads
Referências
ALVARADO-PRADA, L. E. Formação participativa de docentes em serviço. Taubaté: Cabral Editora Universitária, 1997.
BROCKWELL, H.;Forgottengenius: themanwhomade a working VR machine in 1957, 2017
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Educação, ambientes virtuais e interatividade. In. SILVA, Marco (org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Edições Loyola, 2003. p.201-215.
BARCELOS, Gilmara et al (2010). Análise dos Impactos da Integração de Tecnologias na Formação Inicial de Professores de Matemática sobre a Prática Docente: um estudo de caso. Disponível em: . Acesso em: 15.10.2017.
BERSCH, R. Design de um Serviço de Tecnologia Assistiva em Escolas Públicas.Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Engenharia, Programa de Pós-Graduação em Design, Porto Alegre, BR-RS, 2009.
BERSCH, R.;TONOLLI , J. C. Tecnologia Assistiva. 2006. Disponível em: http://www.assistiva.com.br Acesso em: 16 de nov. de 2017.
BRASIL. CORDE, Comitê de Ajudas Técnicas. ATA VII. 2007. Disponível em <http://portal.mj.gov.br/corde/arquivos/doc/ata_vii_reunião_do_comite_de_ajuas_técnicas.doc> Acesso em 07.02.2017
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 02/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação de professores. Disponível em: Acesso em: 15.10.2017.
FREIRE, P. The school as a whole in thecountinuingeducationoftheachers. In: RAYMOND, D. Noveaux espaces de développementprofessioneletorganisationnel. Canada: Éditionsdu CRP, 2001. p. 85-99.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GATTI, B. A formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GREENWALD, W.;The Best VR (Virtual Reality) Headsetsof 2017, 2017.Disponível em: <http://www.pcmag.com/article/342537/the-best-virtual-reality-vrheadsets>. Acesso em: 27 abril 2017.
HABERMAS, J. Teoría de laacción comunicativa, I: racionalidad de laacción y racionalización social. Madrid: Taurus Humanidades, 2001.
LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
NASFLMUSEUM;The Link TrainerFlight Simulator, 2017. Disponível em:<http://www.nasflmuseum.com/link-trainer.html>. Acesso em: 27 abril 2017.