TEORIA CRÍTICA DE PAULO FREIRE NA FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO

  • Eduardo Victório Jablonski Jablonski Faculdades FG
Palavras-chave: Key words: Critical Theory. Freedom. Consciousness., Palavras-chave: Teoria Crítica. Libertação. Conscientização.

Resumo

RESUMO

Neste artigo, levanta-se a hipótese de que a Filosofia é uma das matérias mais adequadas para se usar numa aula que se desenvolva conforme a Teoria Crítica de Paulo Freire. O objetivo é incentivar os estudantes para que aprimorem o senso crítico não só nas discussões em sala de aula, mas em todas as situações do cotidiano. Como resultado, se constatou que uma aula baseada em debates filosóficos, em que o diálogo e o respeito pela opinião do outro são o cerne das questões. Esse trabalho em conjunto terá melhores condições de promover a libertação e a conscientização dos alunos, como desejava o pensador pernambucano.

Palavras-chave: Teoria Crítica. Libertação. Conscientização.

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Referências

REFERÊNCIAS

BAUMAN. Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
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___. Educadores de rua, uma abordagem crítica. Bogotá: Unicef, 1989.
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NIETZSCHE. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
___. Humano demasiado humano. São Paulo: Martin Claret, 2004.
___. Ecce homo. São Paulo: Martin Claret, 2004.
Publicado
2020-05-06
Como Citar
Jablonski, E. V. J. (2020). TEORIA CRÍTICA DE PAULO FREIRE NA FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO. REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYA, 2(1), 1-12. Recuperado de https://raam.alcidesmaya.edu.br/index.php/RAAM/article/view/149