O ENSINO DE FILOSOFIA COMO FACILITADOR PARA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES COGNITIVAS

  • Eduardo Victório Jablonski Jablonski Faculdades FG
Palavras-chave: Funcionamento do Cérebro. Lei de Inclusão. Linguagem Filosófica.

Resumo

O presente artigo é um estudo de caso sobre um adolescente de inclusão com problemas de fala e retardamento mental. Levantamos a hipótese de que ele teria condições de interpretar textos filosóficos, mas somente se passasse antes por exercícios de silogismo para que tivesse condições de exercitar o pensamento lógico. A seguir, repassaríamos textos simplificados de filosofia para averiguar se teria condições de interpretá-los. O estudo ingressa na esteira da lei de Inclusão, que entrou em vigor em 2015. A importância de proceder a um trabalho como este é que os professores formados em licenciaturas nos anos de 1990 e 2000 não estudaram como lidar com pessoas deficientes. Mas algumas especializações já vêm oferecendo disciplinas para o estudo de como o cérebro funciona, o que minimizaria essa dificuldade.

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Referências

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Publicado
2019-06-03
Como Citar
Jablonski, E. V. J. (2019). O ENSINO DE FILOSOFIA COMO FACILITADOR PARA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES COGNITIVAS. REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYA, 1(1), 31-43. Recuperado de https://raam.alcidesmaya.edu.br/index.php/RAAM/article/view/15