O SCRATCH PODE MELHORAR A APRENDIZAGEM DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO?

  • João Padilha Moreira Alcides Maya
Palavras-chave: Algoritmos e programação de computadores, pensamento computacional, desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, tecnologia computacional Scratch.

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado onde se buscou compreender como o pensamento computacional aliado à ferramenta Scratch pode auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem de conceitos envolvendo o estudo de algoritmos e programação de computadores, no contexto da aplicação de TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação). A pesquisa se fundamentou na afirmação de que a ferramenta Scratch permitiria que os processos de ensino e de aprendizagem de algoritmos e programação seriam potencializados devido ao melhor desempenho por parte dos alunos, na construção dos algoritmos. quanto o pensamento computacional combinado com a ferramenta Scratch pode auxiliar para a superação de defasagem de conhecimentos apresentados pelos alunos.

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João Padilha Moreira, Alcides Maya

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Publicado
2020-05-06
Como Citar
João Padilha Moreira. (2020). O SCRATCH PODE MELHORAR A APRENDIZAGEM DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO?. REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYA, 2(1), 1-82. Recuperado de https://raam.alcidesmaya.edu.br/index.php/RAAM/article/view/152