COMO ERA A ESCOLA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO 19

  • Eduardo Victório Jablonski Jablonski Faculdades FG
Palavras-chave: Palavras-chave: Educação. História. Literatura.

Resumo

Neste ensaio, estudamos o romance O Ateneu, de Raul Pompeia, com o objetivo de constatar como funcionava a escola brasileira no final do século XIX, porque em geral os textos literários costumam registrar passagens históricas, entre outros fatores. Para alcançar esse objetivo, também pesquisamos na web ensaios que resgataram esse momento e fizemos comparações entre a história educacional brasileira e a narração de Pompeia. Ainda comparamos as escolas daquele período e as de hoje das redes públicas municipal e estadual numa cidade do interior do Estado gaúcho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARISTÓTELES. A poética. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/91764/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-lei-8069-90#art-232 Acesso em: 25 de novembro de 2018.

NIETZSCHE. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

___. Ecce homo. São Paulo: Martin Claret, 2004.

POMPEIA, Raul. O Ateneu. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000297.pdf Acesso em: 1 de março de 2017.

SCHUELER, Alessandra F. Martinez de. Crianças e escolas na passagem do Império para a República Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881999000100004 Acesso em 28 de dezembro de 2017.

SOUZA, Jane Aparecida Gonçalves de. A política educacional brasileira do século XIX ao XXI. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario8/_files/saK8JTxp.pdf Acesso em 28 de dezembro de 2017.

Publicado
2019-06-03
Como Citar
Jablonski, E. V. J. (2019). COMO ERA A ESCOLA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO 19. REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYA, 1(1), 44-55. Recuperado de https://raam.alcidesmaya.edu.br/index.php/RAAM/article/view/17