METODOLOGIAS ATIVAS: APLICANDO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • Luis Carlos Peters Motta
Palavras-chave: Metodologias Ativas, Pensamento Computacional, uso de TDICs em sala de aula.

Resumo

Resumo: No Brasil, em 2019, foi adotada a BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e está tem a cultura digital como componente, dizendo que o docente deve "compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva". Para isso, dentre muitas outras formas de metodologias ativas, temos o pensamento computacional, isto é, a resolução de problemas em outras áreas, utilizando o pensamento algoritmo, que pode ser descrito aqui resumidamente, como a divisão da resolução do problema global em etapas menores. Este artigo vai comentar a teoria de aplicação do pensamento computacional com uma atividade desplugada, ou seja, não usando tecnologia digital de informação e comunicação e outra (complementar) usando a internet. Será revisto antes a bibliografia sobre metodologias ativas e casos do uso de pensamento computacional na educação básica.

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Referências

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Publicado
2020-11-23
Como Citar
Luis Carlos Peters Motta. (2020). METODOLOGIAS ATIVAS: APLICANDO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYA, 2(2). Recuperado de https://raam.alcidesmaya.edu.br/index.php/RAAM/article/view/262