CHATBOT PARA O MOODLE

Apoiando os Cursos em EAD

  • Luiz Carlos Peters Motta
Palavras-chave: Chatbot. Moodle. Machine Learning. EAD. Aprendizagem.

Resumo

Ambientes Virtuais de Aprendizagem em sua forma assíncrona reúnem múltiplos desafios. Um dos desafios é a da dimensão do acolhimento, ou seja, que o aluno de EAD seja atendido no menor tempo possível em suas dúvidas e questionamentos. Para isso propomos a concepção de um chatbot funcionando na plataforma Moodle. A plataforma Moodle é amplamente utilizada por várias instituições e utilizada por quase 90 milhões de usuários no Mundo todo. Os CHATBOTS são programas-assistentes na concepção de “machine Learning” que auxiliam os usuários em sua navegação no site e são amplamente usados em sites de cunho comercial como o Magazine Luiza e outros. Para a construção deste CHATBOT propomos o uso da plataforma DIALOGFLOW dedicada a este fim e recentemente adquirida pela Google. Este trabalho adapta e parte do chatbot desenvolvido por Farhan Karmali e apresentado na MoodleMot em Mumbai, India em 2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AJMERA, Siddharth. DialogFlow (formerly API.AI): Let’s create a Movie ChatBot in minutes. 1ª. 2017.

Disponível em: https://chatbotslife.com/api-ai-lets-create-a-movie-chatbot-in-minutes-f68d8bb568f9>.Acesso em: 13 nov. 2018.

_________________. Creating a NodeJS based Webhook for Intelligent Bots. 1ª. 2017. Disponível em: <https://chatbotslife.com/creating-a-nodejs-based-webhook-for-intelligent-bots-a91ecbe33402>. Acesso em: 13 nov. 2018

BRANDES, Bruno. Dialogflow (api.ai): Breve introdução da plataforma. 1ª. 2017. Disponível

em:https://medium.com/botsbrasil/api-ai-breve-introdu%C3%A7%C3%A3o-da-plataforma-ecb2d77107a2>. Acesso em: 26 set. 2018.

FERNANDES DA SILVA, Daniel. Primeiros passos no Dialogflow. 1ª. Disponível em:<https://labs.bawi.io/primeiros-passos-no-dialogflow-50ecb2ab715f>. Acesso em: 18 out. 2018.

GELFENBEYN, Ilya. Introducing Dialogflow: The new name for API.AI. 1ª. 2017. Disponível em:https://developers.googleblog.com/2017/10/introducing-dialogflow-new-name-for.html>. Acesso em:12 set. 2018.

LARISANE KUYVEN, Neiva et al. Chatbots na educação: Uma Revisão Sistemática da Literatura. 1ª.ed. [S.l.: s.n.], 2018. 10 p. v. 16. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/86019>.Acesso em: 26 set. 2018.MOODLEMOT, 2017, MUMBAI INDIA.

Creating-a-chatbot-in-Moodle-presented-by-Mr.-Farhan-KamalI... Mumbai: [s.n.], 2017. 18 p.

Disponível em:<https://assets.moodlemoot.org/sites/44/20180103073353/Creating-a-chatbot-in-Moodle-presented-by-Mr.-Farhan-Kamali.pdf>. Acesso em: 24 set. 2018.

SÁ, Ricardo Antunes de. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES DE UM PERCURSO NA UFPR. Tecnologia Educacional, v. 30, n. 152/153, p3-30 Jan/Jun de 2001.

SHEWAN, Dan. 10 of the Most Innovative Chatbots on the Web. 1ª. 2018. Disponível em: <https://www.wordstream.com/blog/ws/2017/10/04/chatbots>. Acesso em: 26 set. 2018.

WEBHOOK Eduzz: no GiTHUB. 1ª. ed. [S.l.: s.n.], 2018. 1 p. Disponível em: <http://deveduzz.github.io/webhook-eduzz/>. Acesso em: 13 nov. 2018.

Publicado
2019-11-24
Como Citar
Peters Motta, L. C. (2019). CHATBOT PARA O MOODLE. REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYA, 1(2), 17-27. Recuperado de https://raam.alcidesmaya.edu.br/index.php/RAAM/article/view/47