VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES COM HYPER-V
Resumo
No presente projeto será abordado o problema que as empresas vêm enfrentando com o uso de servidores físicos, uma vez que o mesmo representa altos custos que envolvem tanto o gerenciamento, quanto a energia e cabeamento, além da necessidade de refrigeração, segurança e a disponibilidade de espaço; isso somado ao uso desnecessário de recursos naturais, de acordo com Leite, Rodrigues e Silva (2011).
Diante desta realidade enfrentada pelas empresas de médio e pequeno porte, no projeto será mostrada a virtualização de servidor pelo software Hyper-V, como uma solução econômica, sustentável e viável. Nesse contexto, pretende-se demonstrar como a virtualização pode ser utilizada para melhorar a estrutura de tecnologia presente nessas empresas, elencando as vantagens e desvantagens que a mesma oferece.
A fim de atingir o objetivo geral e os objetivos específicos, que se baseiam em implementar a virtualização de servidores por meio do software hyper-V, em empresas de médio e pequeno porte. Além disso, demonstrar as vantagens e desvantagens na utilização das virtualizações de servidores com hyper-v bem como a sua aplicabilidade, e apresentar a diferença na utilização do servidor físico para a utilização do servidor virtualizado.
Contudo, neste projeto estará descrito a importância da implementação da virtualização de servidor, baseando-se na necessidade da mudança do servidor físico para o virtualizado pelo software hyper-v, onde o mesmo renderá benefícios, dentre eles a redução de custos com a segurança, e redução de danos ao meio ambiente, que são gerados pela retirada de matérias primas, além do uso desnecessário com energia elétrica.
Também, se faz necessário salientar que a virtualização contribuirá nas melhorias e na produção de novas tecnologias que possam ser aplicadas a este nicho, contribuindo na melhoria contínua e na criação de novos postos de trabalho na área de TI; e aumento do valor econômico agregado às empresas que se utilizam destas tecnologias e a contribuição para a sustentabilidade do meio ambiente; diferenciando-se do atual uso do servidor físico, que quando comparado ao virtualizado é limitado, no que se refere em atender as necessidades de mercado.