APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS JUNTO COM A GAMIFICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO

  • HIURY GABRIEL DA SILVA DE BARROS
  • João Padilha Moreira

Resumo

Percebe-se que há um grande número de alunos que possuem grandes
dificuldades na matéria de lógica de programação principalmente no início do curso
Técnico de Informática da Faculdade e Escola Técnica Alcides Maya, pois devesse
a falta de treinamento e despreparo do raciocínio lógico mais saturado e treinado do
aluno, pois se é no início do estudo de Lógica de programação que se relatam
dificuldades e possivelmente acarreta no não seguimento ou desistência, pela
dificuldade encontrada.
"Rodrigues (2004) afirma que a disciplina tem um dos maiores índices de
reprovação em todas as instituições de ensino brasileira e que esta realidade tem
gerando um motivo de preocupação e reflexão por parte dos professores".
"Sales e Dantas (apud ROCHA, 2010) mostram ainda que, os cursos de
Lógica de Programação iniciam com uma média de 50 alunos e, em poucos
meses, constata-se que as taxas de reprovação e/ou desistência chegam a
60%". ( NETO, 2013, P.1).
A aprendizagem através de jogos eletrônicos poderá proporcionar uma melhor
visão e compreendimento para cada aluno demonstrando melhores resultados de
uma percepção mais ágil e facilitando a maior parte das dificuldades propostas no
ensino de Lógica de Programação.
"A gamificação, segundo Kapp (2012), é uma técnica que faz uso de
mecânicas, estética e pensamentos dos jogos para envolver as pessoas,
motivá-las a executar determinadas ações e promover a aprendizagem
para resolução de problemas. Portanto, a gamificação não implica em criar
um jogo propriamente dito, mas em usar as mesmas estratégias, métodos
ou pensamentos utilizados em jogos para resolver um problema ou
alcançar um objetivo [Kapp 2012]". (SANTOS, 2018, P. 1)
Entre os objetivos a serem atingidos possuem descobrir se o uso de jogos
eletrônicos (entre eles mais especificamente scratch um tipo de ensino de
linguagem gráfica de programação, não limitando o aluno sobre a pura lógica de
programação mas absorvendo e diversificando os passos a serem aprendidos) nas
salas de aula do curso Técnico Alcides Maya junto se conseguirá trabalhar de uma
melhor forma o raciocínio lógico dos alunos e possivelmente ajudar passá-los para
o próximo nível do curso, deixando-os mais entendidos sobre o ensino.

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Publicado
2020-05-30
Como Citar
HIURY GABRIEL DA SILVA DE BARROS, & João Padilha Moreira. (2020). APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS JUNTO COM A GAMIFICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO. PROJETOS E RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS, 2(1). Recuperado de http://raam.alcidesmaya.edu.br/index.php/projetos/article/view/182
Seção
Projeto do Curso Técnico em Informática