MÚSICA EM SALA DE AULA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA AS CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Decio de Moura Mallmith
  • Dian Cristiano Sonntag
  • Juliano Alves Maciel
  • Rodrigo Ziliotto
  • Wuilliam Sérgio Born Mello
Palavras-chave: Ensino de música. Educação infantil. Música na escola.

Resumo

No presente artigo, “Música em Sala de Aula e a sua Importância para as Crianças das Séries Iniciais do Ensino Fundamental”, abordamos a necessidade legal da implantação da disciplina de Música no currículo regular das escolas, os problemas e as vantagens advindas do ensino musical para o educando e as suas consequências para a comunidade escolar e a sociedade em geral, especialmente quando tal iniciativa é aplicada aos infantes das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEYER, Esther. A abordagem cognitiva em Música. Uma crítica ao ensino da Música a partir da teoria de Piaget. Dissertação (Mestrado em Educação). Curso de Pós-Graduação em Educação, UFRGS, 1988.

BEYER, Esther. Tendências Curriculares e a construção do conhecimento musical na primeira infância. Anais da ABEM, 2000.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 3.ed. Curitiba: Vozes, 2002.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BRASIL. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Brasília, DF, 2008, que trata da obrigatoriedade do ensino de música na educação básica.

BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

BRITO, T. A. de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. 3. ed. São Paulo: Petrópolis, 2003.

CAMPOS, Regina Maria Grossi. A influência da música na escola. Disponível em <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2007/anaisEvento/arquivos/CI-380-10.pdf>. Acesso em 23/09/2017.

CHIARELLI, L. K. M.; BARRETO, S. DE J. A importância da musicalização na educação infantil e no ensino fundamental: a música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. In Revista Recre@rte. n. 3, 2005.

Da SILVA, Gleiciane Vieira & De DEUS, Vanderleia da Rosa. A importância do ensino da música em sala de aula. 2017. Disponível em <http://webartigos.com/artigos/a-importancia-do-ensino-da-musica-em-sala-de-aula/148827> Acesso em 23/09/2017.

FERREIRA, António José. Somos Musicais. Acesso em 30/10/2017. Disponível em: <https://www.meloteca.com/educacao-artigo-somos-musicais.htm>.

GARDNER, H. Estruturas da Mente – A Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.

HENTSCHKE, Liane. A aula de música: do planejamento e avaliação à pratica educativa. In: HENTSCHKE, Liane; DEL BEM, Luciane (Org.). Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003.

JEANDOT, Nicole. Explorando o Universo da Música. São Paulo: Scipione, 1997.

JORDÃO, Gisele, ALLUCCI, Renata, MOLINA, Sérgio & TERAHATA, Adriana Miritello (Coordenadores). A música na escola. Ministério da Cultura e Vale. São Paulo: Allucci & Associados Comunicações, 2012. Disponível em <http://www.amusicanaescola.com.br/pdf/AMUSICANAESCOLA.pdf>. Acesso em 22/09/2017.

LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O Ensino da Música na Escola Fundamental: um Estudo Exploratório. 2001. 241 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegrias da música? 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

SOUZA, J.; HENTSCHKE, L.; OLIVEIRA, A.; DEL BEM, L. & MATEIRO, T. O Que Faz A Música Na Escola. Porto Alegre: UFRGS, 1995.

SPÓSITO, Marília Pontes. Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n.1, p. 24-39, 2002.

Publicado
2021-05-07
Como Citar
Decio de Moura Mallmith, Dian Cristiano Sonntag, Juliano Alves Maciel, Rodrigo Ziliotto, & Wuilliam Sérgio Born Mello. (2021). MÚSICA EM SALA DE AULA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA AS CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYA, 3(1). Recuperado de http://raam.alcidesmaya.edu.br/index.php/RAAM/article/view/310